Declaração Universal dos Direitos do Homem
ARTIGO 27.º
1. Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam.

O Departamento das Ciências é um dos Departamentos Curriculares da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico. Este Departamento é composto por professores que se organizam nos seguintes grupos disciplinares: Biologia e Geologia, Economia, Física e Química, Geografia, Informática, Matemática e Ciências da Natureza 2º Ciclo e Matemática 3º Ciclo e Secundário.
Temos como dever a construção de um espaço de educação, assente na inovação e no conhecimento científico e tecnológico, promovendo a difusão e divulgação do conhecimento.
Trabalhamos para encontrar as melhores soluções de forma a promover a formação integral dos nossos alunos, o incremento da cultura como instrumento de realização plena do indivíduo, inspirados nos valores universais dos Direitos do Homem.

A história é émula do tempo, repositório dos factos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro
Fonte:"Dom Quixote"

O Departamento das Ciências Sociais e Humanas é constituído pelos seguintes grupos disciplinares:

  • História e Geografia de Portugal;
  • Educação Moral Religiosa Católica;
  • História;
  • Filosofia;
  • Sociologia;
  • Psicologia.

Octávio Paz afirmou “El hombre es un ser que se ha creado sí mismo al crear un lenguaje. Por la palabra, el hombre es una metáfora de sí mismo.”(1956, “El Lenguage” in El Arco e la Lyra, Enfocarte. Disponível a 7xii2007 em http://www.enfocarte.com/3.21/poesia5.html.)

Esperando vir a incluir representantes da língua deste poeta e tradutor de Fernando Pessoa, que nos inspira, o Departamento das Línguas Portuguesa e Estrangeiras apenas reúne professores de Alemão, Francês, Grego, Inglês, Latim e, naturalmente, Português. Como a aprendizagem é um processo infinito de partilha, quem sabe se um dia receberá professores de chinês? Ou de cada uma das 23 línguas oficiais da União Europeia? E de brasileiro?

O Departamento de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão é um serviço especializado de apoio educativo que visa o sucesso educativo das crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente, tendo em vista a sua integração plena na sociedade.

O Departamento de Educação Pré-Escolar, estrutura de orientação educativa, visa a articulação de conteúdos segundo as Orientações Curriculares e discussão de estratégias pedagógicas.

Elabora, organiza, acompanha e avalia as actividades incluídas no Plano Anual de Actividades, em articulação com o Projecto Educativo de Escola e com o Projecto Curricular de Escola.

O primeiro ciclo preocupa-se com o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social, das expressões plástica, dramática, musical e motora. Preocupa-se, de igual forma, em desenvolver uma série de actividades que permitam aos alunos desenvolverem experiências de aprendizagem activas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras.